Descrição do Programa:
A Ciência Cognitiva ocupa-se do estudo científico
da cognição — cérebro, mente e comportamento — integrando e expandindo conceitos e contribuições de várias áreas da Psicologia, Neurociência, Inteligência Artificial,
Filosofia, Linguística, Biologia evolutiva, Antropologia e outras ciências sociais,
através da aplicação de métodos da Ciência da Computação, Matemática e Física.
Dada a sua natureza interdisciplinar, a Ciência Cognitiva requer um programa de estudos
graduados que integra os conhecimentos das ciências exatas,
das ciências da vida e das humanidades numa abordagem científica forte.
Considerando o amplo leque de competências cultivadas nas suas diferentes Faculdades e
Departamentos, bem como a excelência dos resultados obtidos pelas suas muitas unidades
de investigação, a Universidade de Lisboa detém
condições ímpares para oferecer um programa de doutoramento
em Ciência Cognitiva de elevada qualidade.
Este Programa de Doutoramento em Ciência Cognitiva da Universidade de Lisboa tem
como objectivo principal a formação de uma nova geração de diplomados capazes
de combinar diferentes disciplinas de forma integrada numa ciência da
cognição, mente e cérebro, assim como de tirar partido da aplicação
do conhecimento gerado nesta área.
Aos doutorados em Ciência Cognitiva compete a conceção, desenvolvimento e operação
de serviços e sistemas avançados com marcada componente cognitiva, com base na investigação
científica sobre a mente e o cérebro. São exemplos, entre vários outros, das suas
áreas de atuação, a inovação, a investigação e a direção em: Empresas tecnológicas,
de consultoria e auditoria; Empresas com sistemas avançados de interação com os utilizadores;
Empresas e instituições na área dos cuidados de saúde e apoio a pessoas com necessidades especiais;
Entidades de acreditação e de regulação; Instituições hospitalares; Laboratórios de investigação
e desenvolvimento; Instituições de ensino superior e de investigação, etc.
Estamos interessados em candidatos com interesses amplos em Ciência Cognitiva
e que, tendo tido formação básica numa área específica relacionada
com a Ciência Cognitiva, demonstrem um desempenho curricular acima da média, elevada autonomia
de aprendizagem e grande capacidade de integração de conhecimentos de diversas áreas,
e estejam fortemente motivados para frequentar um programa
de estudos pós-graduados de natureza interdisciplinar com uma exigente base
de investigação.
Para benefício de potenciais candidatos interessados em saber mais sobre o que é a Ciência Cognitiva,
cabe sugerir a leitura de um manual introdutório, como por exemplo, entre outros possíveis,
Jay Friedenberg e Gordon W. Silverman, 2015, Cognitive Science, SAGE Publications.
Igualmente para benefício de potenciais candidatos interessados em saber mais sobre
o presente programa de doutoramento em Ciência Cognitiva, sugere-se a consulta
atenta do plano de curso assim como dos conteúdos das suas unidades curriculares,
apresentados em outras páginas deste site. Potenciais candidatos na condição de estudante-trabalhador têm
interesse em consultar, também neste site, o horário das unidades curriculares e em assegurar-se
de que a sua relação contratual com a entidade empregadora garante disponibilidade
e flexiibilidade suficientes.
Cabe também indicar o que esta pós-graduação não é, em vista de acautelar eventuais equívocos.
Esta pós-graduação não oferece um menu de cursos mono-disciplinares (e.g. ou Computação,
ou Psicologia, ou Linguística, ou Neurociência, etc) do qual o aluno escolherá uma disciplina,
ou um subconjunto de disciplinas, mas um curso em Ciência Cognitiva, que conta com a contribuição
e integração das várias disciplinas contribuintes.
Esta pós-graduação não oferece formação para o desenvolvimento, e posssível acreditação,
de competências terapêuticas ou clínicas. De igual modo não oferece formação para a aquisição
de técnicas, capacidades ou soluções de auto-ajuda.
Estas são exemplos de algumas dissertações concluídas no programa:
Silva, Carla, 2017. Processamento auditivo e efeitos de incongruência no processamento semântico. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/29158
Ribeiro, João, 2016. Sistemas dinâmicos não lineares em doença mental. http://hdl.handle.net/10451/25145
Fernandes, Eunice, 2015. Syntactic priming as a window into the representational and experiential basis of syntactic processing in comprehension. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/20606